História e Genealogia dos Gomes Martins

História e Genealogia dos Gomes Martins
Por volta de 1740, em Minas Gerais, na freguesia de São Caetano do Rio do Carmo, atual distrito de Monsenhor Horta, pertencente a cidade de Mariana, casou com uma brasileira o Genearca Açoriano dos Gomes Martins mineiros e com a passagem de seu trineto ao Rio Grande do Sul, também o Genearca dos Gomes Martins gaúchos.
Antonio Martinz nasceu em 1665 e casou em 1689 com Izabel Gomes, nascida em 1668, ambos naturais da freguesia de São José, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Bispado de Angra, Açores Portugal e desta união geraram a Joam Gomes Martins, nascido em 16 de junho de 1709 e que casou com Maria da Apresentação, nascida por volta de 1712, ela filha do Alferes Manoel Pereira Machado, nascido em 1690, natural de Braga e de Anna Baptista Caldas, nascida em 1695, natural da freguesia de Santa Anna do Sapucay, Minas Gerais.
João Gomes Martins e Maria da Apresentação geraram cinco filhos, todos eles nascidos em Minas Gerais, na mesma freguesia de São Caetano, em Monsenhor Horta, Minas Gerais, Brasil:
Joao Martins, nasceu em 1744; Joze Martins, nasceu em 1746; Maria Gomes, nasceu em 1749; Francisco Gomes, nasceu em 1750; e Maria Martins, que nasceu em 1751, na freguesia de N. Srª da Assunção, em Diogo de Vasconcelos, Minas Gerais, Brasil e Anna Martins, nascida em 1754, em Mariana, Minas Gerais.
Da união do segundo filho, o Joze Martins, o Capitão Joze Gomes Martins que casou em 1789, na vila da Campanha da Princesa da Beira, em Minas Gerais, com Joaquina Maria Rodrigues da Silveira, esta nascida por volta de 1775 na freguesia de N. Srª do Pilar de São João Del Rey, em Minas Gerais, ela filha de Domingos Rodrigues Afonso e de Izabel Caetana de Faria, ele natural da freguesia de N. Srª da Avreya, em Portugal e ela natural da freguesia de N. Srª do Pilar de São João Del Rey, em Minas Gerais, geraram os seguintes filhos, todos eles nascidos em Campanha, Minas Gerais, Brasil:
Anna Martins, nasceu em 1802; Silvério Martins, nasceu em 1806; Maximiano Martins, nasceu em 1808; Joam Martins, nasceu em 1809; e Joze Martins, que nasceu em 1815 em Campanha, Minas Gerais;
Os filhos do Joze Martins, o José Gomes Martins de Minas Gerais que casou Maria Elena Garcia, nascida por volta de 1810, em Triunfo, ela filha de Manoel Francisco Garcia, nascido em 1777 e de Isabel Maria Alves Garcia, nascida em 1788 ambos em Triunfo, RS, são os descendentes gaúchos do Genearca de Minas Gerais, que provavelmente tenha migrado para a região do Bispado de Mariana, nas pioneiras vilas e freguesias como a de Campanha da Princesa da Beira, a freguesia de São Caetano do Rio do Carmo, na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rey, pela origem no registro de casamento dos descendentes e dos cônjuges, numa hipótese que estamos buscando também confirmar sobre a vinda das ilhas dos Açores, como a Madeira, a de São Jorge e outras, que foram berçários do Reino Português para aclimatar os futuros colonos do Brasil.
Naquela época, a região onde foram identificadas jazidas de ouro, atraiu a atenção de desgarrados das bandeiras Paulistas, que faziam a extração de forma ilegal, sem pagar o 'quinto' ao Império.
Desta forma, para evitar a continuidade da ilegalidade na extração de ouro, foram oferecidos benefícios para portugueses das Ilhas irem para o Brasil, com a promessa de terra para exploração do mineral, o que atraiu muitas famílias, possivelmente, também a família de Joam Gomes Martins e Maria da Apresentação.
Imagem: Igreja em Monsenhor Horta, distrito de Mariana, antiga freguesia de São Caetano no Rio do Carmo, construída por volta de 1730.
Na próxima postagem: Capítulo I - 1ª parte - Dos Açores ao Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário